Resenha - A Revolução dos Bichos

Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

fonte: Skoob



A história começa na Granja Solar, local onde vários animais trabalham para um humano chamado Jones. Esse homem é um tirano bêbado que pouco ou nada se importa com as criaturas que vivem ali. Logo no início, um dos porcos, chamado Major reúne todos para que escutem sobre um sonho que ele teve. Major sonhara com uma revolução e que, através dela, acabariam com a soberania humana e poderiam enfim viver numa sociedade igualitária, com os bichos produzindo apenas para si mesmos, sem exaustão e sem lucro.

A ideia pareceu boa aos ouvidos de todos os animais, principalmente àqueles com uma inteligência um pouco mais desenvolvida -os porcos-. Durante alguns meses, eles andaram pela granja tentando convencer os animais a aderirem ao movimento, mostrando o quanto seria proveitoso para todos se esta acontecesse. Um dia, por descuido de todos os trabalhadores da granja, os bichos ficam sem comida e acabam se rebelando.

"Nascemos, recebemos o mínimo de alimento necessário para continuar respirando e os que podem trabalhar são forçados a fazê-lo até a última parcela de suas forças."

Parte do discurso de Major, após seu sonho.



Finalmente conseguiram expulsar os humanos! E assim começa a primeira experiência do Animalismo na história. Os porcos assumem o papel de comandar assembleias em que o destino da granja, agora chamada "Granja dos Animais" e a função de cada um seriam decididos. Elaboraram 7 Mandamentos que deveriam ser seguidos à risca. Mas com o passar do tempo, os líderes porcos se corromperam e passaram a agir de maneira muito pior do que Jones e seus homens. No final, tudo aquilo pelo que lutaram estava destruído e até os Mandamentos foram mudados para atender as vontades daqueles que detinham o poder.

Aparentemente, essa história pode se passar por infantilidade mas é preciso estar atento às entrelinhas. Como muitos sabem, a história narrada é uma referência à situação pela qual a Rússia passava, após a Revolução de 1917. Major é associado á figura de Lenin, Bola-de-Neve é associado à Trotsky -era o porquinho mais engajado no melhoramento da granja- enquanto Napoleão era a figura de Stalin. Há, portanto, uma crítica muito forte ao stalinismo mostrando que, embora se rotulassem como socialistas, muito pouco foi pensado sobre o povo nas ações tomadas pelo governo.

"Animal nenhum deve morar em casas nem dormir em camas, nem usar roupas, nem beber álcool, nem fumar, nem tocar em dinheiro, nem fazer comércio. Todos os hábitos do Homem são maus. E, principalmente, jamais um animal deverá tiranizar outros animais. Todos os animais são iguais."

Ainda um trecho do discurso de Major.



É bem forte no livro a presença de Garganta, o porco responsável por conseguir amenizar a situação na fazenda com o poder da lábia. Além disso, há uma série de mudanças na história real sobre o que aconteceu durante a revolução e o que é mais revoltante: todos engolem as histórias contadas. Os cavalos preferem trabalhar à pensar mais sobrem o passado; as ovelhas só querem balir que "Quatro pernas bom, duas pernas ruim." ou, mais adiante "Quatro pernas bom, duas pernas melhor"; e os cães apenas andam atrás dos porcos.

Todos os mandamentos acabam distorcidos, até que, por fim, o mais importante deles é alterado de "Todos os animais são iguais" para "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros."

Com certeza, essa é uma leitura obrigatória porque nos coloca para pensar como, mesmo hoje, somos pouco críticos; como nos deixamos levar por sombras de ameaças; como preferimos seguir nossas vidas do que parar para analisar uma situação e lutar por direitos, por melhorias. Quantas vezes somos egoístas o bastante para não olhar do lado e ver a bagunça em que nos encontramos?

"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco."

Parágrafo final da obra.



Bom, já escrevi muito, dei minha opinião talvez mais do que deveria e só queria encerrar reafirmando: o livro é ótimo, de linguagem fácil e muito bom de se ler quando temos o cenário histórico no fundo; super recomendação para o ano que está começando.

Minha classificação final:

Coisas que talvez você queira saber

Autor: George Orwell;
Editora: Várias, mas da ilustração acima, Companhia das Letras;
Ano de Lançamento: 1945;
Páginas: 152



* Você sabia? George Orwell também é autor do livro 1984, distopia muito famosa que serve de crítica tanto para a sociedade dele quanto para a nossa. Além disso, A Revolução dos Bichos tão tem seu formato cinematográfico, lançado em 1999. Assisti há muito tempo e por isso não me lembro bem, mas não vale a pena trocar o livro pelo filme.

0 comentários:

Postar um comentário