Resenha - Um Dia

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

fonte: Skoob



Bom, Um Dia é um livro que eu era louca para ler, mas toda vez que ia comprar um livro, acabava optando por outro e assim foi, até que eu ganhei o meu de presente. Eu literalmente devorei sem piedade aquelas páginas e não me arrependi. É certo que já tinha assistido o filme e por isso as grandes surpresas se estragaram, mas mesmo assim... Foi tão bom quanto esperava!

A vida de Emma e Dexter nos é contada a partir da formatura de faculdade deles, dia 15 de julho de 1988 e, a partir desse dia, os dois conseguem construir uma amizade linda, verdadeira e apaixonante. Ano a ano, vê-se as pequenas transformações que acontecem em suas vidas e o quanto a presença de um para o outro é extremamente importante e necessária.

Emma, por vários anos, leva uma vida pouco movimentada, trabalhando num lugar que ela detesta e namorando uma pessoa que ela não ama. Dexter, por sua vez, está sempre vivendo no seu limite, saindo com quantas garotas for possível e acreditando que está no caminho certo. Mas, conforme os anos passam, quem lê tem cada vez mais certeza de que algo está muito errado, pois nenhum dos dois está satisfeito com suas escolhas.

O que mais me marcou no livro foram as sensações de melancolia e de frustração, presentes quase que sempre no decorrer da história. Por mais que seja um romance, realmente me colocou pra pensar porque eu me irritei muito com a falta de atitude deles mas não tenho certeza se eu reagiria, caso a minha vida estivesse nesse caminho.

Outro ponto bem interessante é perceber que, mesmo sem querer, as prioridades, os pensamentos e até mesmo as crenças das personagens vão mudando no transcorrer das páginas, o que foi bem explicado por Tony Parsons na primeira página do livro: "Um Dia" é " um livro brilhante sobre o assombroso hiato entre o que éramos e o que somos".

O único ponto que realmente me deixou irritada no livro foi que David Nicholls detalhou tão bem algumas cenas e deu tão pouco atenção para uma passagem MEGA importante... Foi muito frustrante e eu realmente me decepcionei um pouquinho com aquela página. Mas eu acredito que esse deslize foi -em partes- compensado nos capítulos seguintes.

Para os que assistiram o filme, a leitura é mais que recomendada, obviamente, por conter cenas que não são mostradas no filme E por causa das cartas trocadas entre os dois -o capítulo 3 é tão perfeito que não tenho palavras para explicar-. É uma leitura boa, gostosa e que ao mesmo tempo pode te fazer pensar um pouco.

Minha classificação final:

Coisas que talvez você queira saber

Autor: David Nicholls;
Editora: Intrínseca;
Ano de Lançamento: 2009
Páginas: 410



fonte dos gifs: todos pesquisados no weheartit, aqui e aqui

4 comentários:

  1. Eu estou DOIDA por esse livro, mas ainda não comprei porque eu quero a capa original e nunca acho. =(
    E como não gosto de ver o filme sem ter lido o livro, fico aqui babando, pq amo a Anne Hathaway. ^^
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Eu sou chata com capas de filmes, mas eu achei que essa ficou tão bonita que nem liguei. É, assistir o filme antes estraga muitos pontos marcantes, de qualquer livro

    ResponderExcluir
  3. Eu choro horrores por ler esse livro *_*
    É lindo demais, e o filme também !
    Gostei da resenha.
    A D O R O .

    ResponderExcluir
  4. Por mais que eu tenha amado demais o livro, achei o filme muito bem feito também. Choro horrores com qualquer um dos dois.

    Obrigada *-*

    ResponderExcluir